Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Comportamento e preferências alimentares de pacientes com obesidade encaminhados à cirurgia bariátrica / Behavior and food preferences of obese patients referred to bariatric surgery

Costa, Jessica Santos; Vaz, Maria Clara Andrade; Damascena, Nadjane Ferreira; Santana, Mônica Leila Portela de; Sousa, Cláudia Daltro de; Daltro, Carla.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 19(1): 5-10, jun 17, 2020. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1358634

Introdução:

obesidade é um problema de saúde pública e está relacionada com fatores genéticos, ambientais e comportamento alimentar. É uma doença de difícil controle e a cirurgia bariátrica tem surgido com uma terapêutica de sucesso para obesos graves.

Objetivo:

descrever o comportamento e preferências alimentares de pacientes obesos encaminhados à cirurgia bariátrica.

Metodologia:

estudo descritivo baseado em dados secundários de uma clínica especializada no tratamento da obesidade. Foram estudadas variáveis antropométricas, sociodemográficas e outras referentes ao comportamento e preferências alimentares. Para análise dos dados foram utilizados estatística descritiva e qui-quadrado de Pearson, sendo considerados significantes valores de p<0,05.

Resultados:

foram avaliados 542 pacientes com média (desvio padrão) de idade e índice de massa corporal de 35,9 (9,8) anos e 41,5 (4,9) kg/m2 respectivamente, sendo 73,6% do sexo feminino. Observou-se que os pacientes tinham preferência por cereais e massas (62,4%), seguido de carne e ovos (58,1%). Destacou-se que adultos jovens realizavam menos o desjejum (65,1% x 75,4%; p= 0,011) e ingeriam maior volume de alimentos nas refeições (90,7% x 81,1%; p=0,007) quando comparados aos mais velhos e que o comportamento de acordar para comer à noite foi mais frequente nos homens do que nas mulheres (31,2% x 21,6%; p=0,029).

Conclusão:

o estudo mostrou que os grupos alimentares preferidos foram os cereais e massas seguidos de carne e ovos. Quanto ao comportamento alimentar foi observado influência do sexo e da idade dos indivíduos, o mesmo não acontecendo em relação ao grau de obesidade.
Biblioteca responsable: BR342.1