Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Protocolo de transplante hepático para metástase colorretal irressecável / Protocol for liver transplantation in unresectable colorectal metastasis

Ernani, Lucas; Fernandes, Eduardo de Souza Martins; Martino, Rodrigo Bronze de; Coelho, Fabricio Ferreira; Mello, Felipe Pedreira Tavares de; Andrade, Ronaldo; Pimentel, Leandro Savattone; Haddad, Luciana Bertocco de Paiva; Herman, Paulo; Andraus, Wellington; D'Albuquerque , Luiz Augusto Carneiro.
ABCD (São Paulo, Impr.) ; 34(4): e1625, 2021. graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1360011
RESUMO - RACIONAL O câncer colorretal é a terceira neoplasia mais frequente e metade dos pacientes desenvolvem metástase hepática. O melhor fator prognóstico na metástase hepática de câncer colorretal (MHCCR) é a possibilidade de ressecção com margens livres, porém a maioria permanece irressecável. O racional em realizar transplante hepático (TH) em pacientes portadores de MHCCR está na ampliação do número de pacientes ressecáveis através de uma hepatectomia total.

OBJETIVO:

Apresentar protocolo brasileiro para realização de transplante hepático em pacientes com MHCCR irressecável.

MÉTODO:

O protocolo foi realizado por duas instituições com grande volume de ressecções e transplantes hepáticos no Brasil, baseado no trabalho realizado pela Universidade de Oslo. A elaboração foi dividida em 4 etapas.

RESULTADO:

É apresentada proposta de protocolo para esta doença a ser validada na aplicação clínica.

CONCLUSÃO:

Foi possível elaborar protocolo de transplante hepático para MHCCR irressecável a fim de uniformizar o tratamento e melhor avaliar os resultados cirúrgicos.
Biblioteca responsable: BR1.1