Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Associações diretas e indiretas entre autoavaliação de saúde, indicadores objetivos de saúde e neuroticismo em idosos / Direct and indirect associations between self-rated health, objective health indicators and neuroticism in older adults

Cachioni, Meire; Borim, Flávia Silva Arbex; Cipolli, Gabriela Cabett; Alonso, Vanessa; Yassuda, Mônica Sanches; Neri, Anita Liberalesso.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 25(5): e210210, 2022. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1365662
Resumo Objetivo analisar associações diretas e indiretas entre autoavaliação de saúde, indicadores objetivos de saúde e neuroticismo em idosos Método Os dados foram extraídos dos registros de seguimento (2016-2017) do Estudo da Fragilidade em Idosos Brasileiros (Estudo FIBRA), de base populacional, sobre fragilidade e fatores associados na velhice. Trezentos e noventa e sete indivíduos com idade a partir de 73 anos no seguimento responderam a um item sobre autoavaliação de saúde. Polimedicação, dor crônica e multimorbidade foram autorrelatadas, fadiga foi mensurada pela CES-D, depressão pela EDG e neuroticismo pelo inventário NEO-PI-R. Foi realizada análise de caminhos, para verificar associações diretas e indiretas entre autoavaliação de saúde, indicadores objetivos de saúde e neuroticismo. Resultados Relações mais robustas foram observadas entre sexo e multimorbidade, depressão e neuroticismo, e neuroticismo e autoavaliação de saúde. Destaca-se que neuroticismo mediou a relação entre idade, dor crônica, multimorbidade e depressão com autoavaliação de saúde. Conclusão O neuroticismo é um importante mediador da relação entre autoavaliação de saúde e indicadores objetivos de saúde. Trabalhos longitudinais são necessários para explicar as relações observadas.
Biblioteca responsable: BR1.1