Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Índice de qualidade dos cuidados de enfermagem aos utentes com cateter venoso central em hemodiálise / Quality index of nursing care for patients with central venous catheters on hemodialysis

Pedreiro, Telma Patrícia Machado.
Bragança; s.n; 20220000. tab..
Tesis en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1372182
A infeção é a segunda causa de mortalidade entre pacientes portadores de insuficiência renal crónica terminal. Entre os aspetos que podem contribuir para o desenvolvimento de infeções nesses pacientes está, a contaminação do acesso vascular necessário para a realização do tratamento.

Objetivos:

Analisar o índice de qualidade dos cuidados de enfermagem realizados à pessoa em hemodialise, na manutenção e manipulação do cateter venoso central (CVC), em unidades de hemodiálise do norte de Portugal e os fatores associados.

Métodos:

Estudo transversal analítico realizado em unidades de hemodiálise do norte de Portugal, no período de 01 de junho de 2019 a 30 de setembro de 2019. Participaram no estudo 50 enfermeiros aos quais foi realizada uma observação direta no momento de manipulação e manutenção do CVC. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário para a caracterização socioprofissional da amostra e uma grelha de observação direta para registo dos procedimentos realizados no momento de manipulação e manutenção do CVC. Os dados foram codificados e posteriormente introduzidos e analisados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0. O estudo foi submetido a aprovação e autorização pelas administrações das respetivas instituições, parecer nº 32/2019 e parecer nº 92/2019.

Resultados:

A amostra em estudo foi constituída por 50 enfermeiros, maioritariamente do género feminino (72%), cuja média de idade é de 49,84 anos e com licenciatura como habilitação literária mais frequente, com uma média de 15,52 anos de exercício profissional em diálise, sendo que 74% dos enfermeiros exercem funções em diálise há pelo menos 10 anos. Verificou-se que 76% dos enfermeiros tinham formação na área de prevenção de infeção relacionada com o CVC e que 62% conheciam a norma nº022/2015 da DGS de 16/12/2015 relativa ao "Feixe de Intervenções" de prevenção de infeção relacionada com o CVC. Os resultados indicam que não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, em função da existência de formação na área da prevenção da infeção relacionada com o CVC e o conhecimento da norma nº 022/2015 "feixe de intervenções" da DGS e os procedimentos realizados pelos profissionais de enfermagem ao CVC. Os dados mostram que 20% dos enfermeiros utilizam a cloro-hexidina a 2% em álcool, nos cuidados ao penso do CVC para antissepsia da pele. O estudo revelou uma média do Índice de Qualidade de 80% nos procedimentos realizados na manipulação e manutenção do CVC. Os enfermeiros das unidades privadas obtiverem um Índice de Qualidade na manipulação e manutenção do CVC superior ao daqueles que exercem no público.

Conclusão:

A média do Índice de Qualidade foi de 80% nos procedimentos realizados na manipulação e manutenção do CVC. Os enfermeiros das unidades privadas obtiverem um Índice de Qualidade na manipulação e manutenção do CVC superior ao daqueles que exercem no público. Isto pode estar associado ao facto de os enfermeiros de clínicas privadas terem apresentado uma maior taxa de conformidade global nos procedimentos de manutenção e manipulação do CVC. Perante os resultados sugerimos a implementação de programas de educação permanentes aos profissionais de enfermagem, por forma a atualizarem, consolidarem e ampliarem os seus conhecimentos no âmbito da prevenção da infeção associada ao CVC, permitindo mudanças comportamentais que contribuam para a melhoria dos procedimentos na manutenção deste acesso vascular e para a prevenção e redução do risco de infeção. Propomos também a realização de outros estudos com amostras e em períodos maiores, de forma a poder fazer associações com outras unidades de hemodialise.
Biblioteca responsable: PT48.1
Ubicación: PT48.1