Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O teste de contato (patch test) na avaliação de sensibilização por alimentos em pacientes com dermatite atópica ­ estudo piloto / Patch testing in the evaluation of food sensitization in patients with atopic dermatitis ­ a pilot study

Momoi, Cristiane; Oliveira, Lucila Camargo Lopes de; Mallozi, Marcia Carvalho; Cocco, Renata Rodrigues; Solé, Dirceu.
Arq. Asma, Alerg. Imunol ; 3(2): 151-156, abr.jun.2019. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1381188

Objetivos:

Investigar o papel do patch test na avaliação da sensibilização por alimentos e no diagnóstico de alergia alimentar em pacientes com dermatite atópica (DA) e comparar duas distintas apresentações do teste.

Métodos:

Esse estudo prospectivo envolveu 20 crianças (mediana de idade de 8,4 anos) com dermatite atópica moderada ou grave que foram submetidas ao teste cutâneo de hipersensibilidade tardia (patch test ) com alimentos frescos e extratos comerciais, seguidos de teste de provocação oral (TPO) nos casos de resultado positivo, no intuito de avaliar a correlação clínica.

Resultados:

Entre os 20 pacientes avaliados, somente 4 (20%) apresentaram resultados positivos para o patch test, com maior positividade para os extratos comerciais (3/4), em comparação aos alimentos in natura. Não se observou concordância dos resultados obtidos entre as duas apresentações comparadas. Do total de 7 TPO realizados, 4 foram positivos (soja e milho para um paciente e amendoim para outros dois), com piora das lesões da DA (valor preditivo positivo de 57%). Apenas uma criança apresentou efeito adverso mais significativo.

Conclusões:

Embora tenha sido encontrada baixa sensibilização aos alérgenos alimentares na população estudada e discordância entre os resultados dos patch tests com alimentos frescos e extratos comerciais, o teste mostrou-se seguro. Para uma melhor análise estatística, recomenda-se estudo em população maior.
Biblioteca responsable: BR2717.9