Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Variação temporal da ocorrência do excesso de peso e da obesidade abdominal em adolescentes da cidade de Salvador, Bahia, Brasil / Temporal variation in the incidence of overweight and abdominal obesity among adolescents in the city of Salvador, Bahia, Brazil

Damascena, Nadjane Ferreira; Costa, Priscila Ribas de Farias; Queiroz, Valterlinda Alves de Oliveira; Santana, Mônica Leila Portela de; Pinto, Elizabete de Jesus; Pitangueira, Jacqueline Costa Dias; Silva, Rita de Cássia Ribeiro; Assis, Ana Marlúcia; Machado, Maria Ester Pereira da Conceição.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 27(8): 3203-3213, ago. 2022. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1384469
Resumo O objetivo do estudo foi analisar a variação temporal da ocorrência do excesso de peso e da obesidade abdominal em adolescentes de escolas públicas de uma capital do nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo incluindo informações de três levantamentos transversais realizados nos anos de 2001, 2009 e 2017, com 2.496 escolares de 10 a 18 anos de ambos os sexos, residentes na cidade de Salvador, Bahia. O excesso de peso foi avaliado por meio do Índice de Massa Corpórea para idade (IMC/I) e obesidade abdominal foi avaliada pela circunferência da cintura e razão cintura-estatura. A regressão Pooled OLS (Ordinary Least Squares), de efeito constante foi utilizada para avaliar a variação dos indicadores antropométricos ao longo do período. Os resultados deste estudo indicam que a prevalência de excesso de peso cresceu 103% e os indicadores da obesidade abdominal cresceram 153% e 142%, respectivamente no período analisado. Aumento na média do Índice de Massa Corpórea e da Razão cintura estatura foi maior entre as adolescentes e da média do IMC e da circunferência da cintura entre aqueles de 14 a 18 anos de idade. Conclui-se que houve expressivo crescimento nas prevalências do excesso de peso e da obesidade abdominal no período de 2001 a 2017 entre os adolescentes da cidade de Salvador.
Biblioteca responsable: BR1.1