Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ensino do pensamento crítico para estudantes de Enfermagem: abordagens, desenho e teoria de uma intervenção educativa / Tuition of critical thinking to nursing students: approach, sketch and theory of an educational intervention

Oliveira, Larissa Bertacchini de.
São Paulo; s.n; 2019. 234 p
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1396759

Introdução:

Formar profissionais críticos, reflexivos, capazes de tomar decisões complexas e baseadas em evidências científicas, é uma exigência cada vez mais premente na atualidade. Sendo assim, é importante que o estudante de Enfermagem desenvolva e/ou aprimore suas habilidades e disposições de pensamento crítico (PC), para que sejam profissionais competentes para atuarem nos complexos sistemas de saúde e ensino.

Objetivos:

Avaliar como tem se dado o ensino do PC nos cursos de graduação em Enfermagem na literatura científica e nas instituições de ensino; identificar a perspectiva de docentes e discentes sobre o ensino de PC; analisar o conceito de PC; desenhar uma intervenção educativa e desenvolver uma teoria para o ensino explícito de disposições e habilidades de PC para estudantes de graduação em Enfermagem.

Método:

Estudo de método misto, baseado em um modelo de desenvolvimento de intervenções complexas em Enfermagem. Para compreender o problema, realizamos inicialmente, na abordagem teórica, uma revisão de escopo para identificar como tem se dado o ensino e quais os referenciais teóricos utilizados nos estudos para o desenvolvimento do PC em estudantes de graduação em Enfermagem. Na fase de abordagem empírica, desenvolvemos uma análise do conceito de PC. Na fase de abordagem experiencial, realizamos estudos observacionais descritivos e de abordagem quantitativa e qualitativa para avaliar a inserção do ensino do PC nos currículos dos Cursos de Graduação em Enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras e para identificar a perspectiva de estudantes e docentes a respeito do conceito de PC, da importância do ensino de PC no curso e métodos de avaliação. Os dados foram obtidos por meio de questionários, grupo focal e entrevistas com estudantes e docentes de cursos de graduação em Enfermagem. A análise dos dados oriundos das entrevistas e grupo focal foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual se originaram os elementos conceituais do modelo teórico. Na sequência, definimos os ingredientes ativos, objetivos, estratégias, modo de entrega e a dose da intervenção, que embasaram a criação da Teoria do Ensino Explícito do Pensamento Crítico (TEEPC).

Resultados:

Foram incluídos na revisão de escopo 50 estudos. A maioria dos estudos utilizou metodologia experimental e foi desenvolvida na China. As estratégias mais avaliadas foram o Problem-Based Learning e mapa conceitual, comparados a palestras, e utilizados instrumentos para avaliar disposições e habilidades de PC. Na análise de conceito identificamos os fatores relacionados, atributos, antecedentes, consequentes e implicações do conceito de PC. Na perspectiva de docentes e discentes, o estudo de caso foi a estratégia mais citada como promotora do PC. Além disso, os docentes mencionaram a dificuldade em abordar o ensino do PC e os discentes fizeram uma crítica importante sobre o modelo de ensino tradicional, enfatizando a necessidade do ensino explícito do PC. O desenho da intervenção foi realizado considerando como ingredientes ativos as disposições e habilidades de PC e compreendeu as metas (objetivos e resultados esperados da intervenção), as atividades (estratégias de ensino e avaliação), o modo de entrega (formato e contexto) e a dose (frequência e duração). A TEEPC foi desenvolvida com base nos resultados da compreensão do problema e do desenho da intervenção.

Conclusões:

O ensino do PC para estudantes de Enfermagem é uma atividade complexa, porém necessária e premente. As abordagens teórica, empírica e experiencial possibilitaram o desenvolvimento do desenho e da teoria da intervenção educativa que deverá ser implementada e avaliada. Com base no desenho da intervenção educativa e na TEEPC será possível ensinar PC para estudantes de graduação em Enfermagem com embasamento consistente e instrumentalizar docentes para o ensino da temática de PC, visando ao alcance do perfil de enfermeiro com formação crítica e reflexiva.
Biblioteca responsable: BR41.1
Ubicación: BR41.1