Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sinais e sintomas de síndrome coronariana aguda em idosos: uma revisão sistemática / Signs and symptoms of acute coronary syndrome in the elderly: a systematic review

Paiva, Bruno Castro de.
São Paulo; s.n; 2021. 95 p
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1398790

Introdução:

A síndrome coronariana aguda (SCA) compõe as condições compatíveis com a isquemia miocárdica aguda e/ou o infarto que são ocasionadas quando há a redução repentina no fluxo sanguíneo coronariano. O diagnóstico é realizado com base nos sintomas, através das alterações no eletrocardiograma e nas alterações nos marcadores de necrose miocárdica. Na população idosa os sinais e sintomas apresentados podem ser atípicos. Tendo em vista que não há consenso sobre a sintomatologia atípica dos idosos e quão atípica esta pode ser, destaca-se a relevância da identificação de tal quadro para a definição de um diagnóstico final efetivo como parte fundamental na tomada de decisão das equipes de saúde.

Objetivo:

Identificar quais são os sinais e sintomas de síndrome coronariana aguda em idosos.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura, que teve como pergunta norteadora Quais são os sinais e sintomas apresentados por idosos com SCA. As buscas foram realizadas nos seguintes portais e/ou bases de dados BVS, Pubmed, Web of Science Core Colection, CINAHL, Scopus, EMBASE, Proquest e banco de teses da Capes. Todos os estudos encontrados foram triados incialmente pela leitura dos títulos e resumos para identificar se atendiam aos critérios de elegibilidade. Os estudos foram analisados por três revisores, de forma independente. Uma análise da qualidade metodológica foi realizada para verificação do risco de viés metodológico. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e os achados que respondiam à pergunta de pesquisa foram analisados qualitativamente.

Resultados:

Foram recuperados 280 registros, sendo incluídos na revisão apenas 18. Quase todos os estudos reportaram a ocorrência de dor anginosa, podendo ela ser típica ou atípica. A dor poderia ou não estar associada a algum outro fator e/ou equivalente isquêmico, como dispneia, sudorese, náusea e êmese. Outros sintomas apresentados pela população foram tontura, confusão mental, cefaleia, indigestão, diaforese, palpitação, fadiga, ansiedade, medo, mal-estar. Em relação aos sinais, dois estudos sinalizaram a presença de taquicardia e elevação pressórica. A sintomatologia atípica variou entre os estudos de 4,8 a 63,7%.

Conclusão:

a sintomatologia da SCA é comumente atípica em idosos e pode haver ausência de sintomas. No entanto, tendem a apresentar dor atípica, bem como falta de ar, tontura, palpitação, fadiga, confusão mental, além de cefaleia, indigestão e diaforese. Com relação aos principais sinais de SCA em idosos, destacam-se a elevação da pressão arterial sistêmica e taquicardia. Registro PROSPERO CRD42020214432.
Biblioteca responsable: BR41.1
Ubicación: BR41.1