Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Variações sazonais na ultra-estrutura do ducto deferente de codorna doméstica (Coturnix coturnix) / Seasonal variability on the ultrastructure of the vas deferens of domestic quail (Coturnix coturnix)

Viegas, Kátia Aparecida da Silva; Orsi, Antonio Marcos; Domeniconi, Raquel Fantin; Matheus, Selma Maria Michelin; Schimming, Bruno César.
Vet. Not. (Online) ; 17(1): 68-76, jan.-jun. 2011. ilus
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: biblio-1401691
O ducto deferente (DD) de codorna doméstica mostrou variações sazonais na ultra-estrutura do epitélio de revestimento tubular nas quatro estações do ano, sendo, contudo, mais marcantes no outono, que corresponde à fase quiescente, e na primavera, que é a fase ativa do ciclo testicular anual. Durante a quiescência outonal ocorreram redução do calibre e da luz tubular do DD e características de degeneração celular das células principais (P) do epitélio do DD. A fase ativa primaveril mostrou o calibre tubular e a dimensão luminal maiores do DD, ocorrendo grande estoque de material intra-luminal formado principalmente por espermatozoides. A ultra-estrutura do epitélio de revestimento do DD na fase ativa primaveril mostrou variabilidade das organelas citoplasmáticas relacionadas, principalmente, aos processos de síntese proteica e de endocitose. Contudo, foi observada uma maior quantidade de lisossomos no citoplasma apical de células P do DD na fase recrudescente do inverno, assim como uma escassez relativa de organelas citoplasmáticas e presença de células escuras na fase regressiva do verão.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1