Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Saúde da população LGBTQIA+: revisão de escopo rápida da produção científica brasileira / LGBTQIA+ health: a rapid scoping review of the literature in Brazil

Domene, Fernando Meirinho; Silva, Jessica de Lucca da; Toma, Tereza Setsuko; Silva, Letícia Aparecida Lopes Bezerra da; Melo, Roberta Crevelário de; Silva, Adriano da; Barreto, Jorge Otávio Maia.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 27(10): 3835-3848, out. 2022. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1404130
Resumo A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) foi um importante passo na busca de equidade. A falta de pesquisas específicas pode ser um entrave na elaboração de estratégias que abarquem as necessidades de saúde dessa população. O objetivo deste estudo foi mapear e caracterizar a produção científica brasileira sobre a saúde da população LGBT. Utilizamos a metodologia de revisão de escopo rápida para realizar uma análise temática e bibliométrica. Incluímos estudos de pesquisadores(as) brasileiros(as) publicados em periódicos científicos. As buscas foram realizadas em quatro bases de dados, sendo incluídos 381 artigos. Os resultados indicam que a produção científica brasileira sobre a saúde de LGBT aumentou ao longo do tempo, particularmente a partir de 2016, porém observam-se lacunas em necessidades e vulnerabilidades específicas dentro dos subgrupos abarcados pela sigla LGBTQIA+. Apesar dos avanços promovidos a partir da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, há ainda muitas lacunas na produção científica brasileira, que poderiam ser incluídas na agenda de prioridades para fomento à pesquisa.
Biblioteca responsable: BR1.1