Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Gênero e Insegurança alimentar na pandemia de COVID-19 no Brasil: a fome na voz das mulheres / Gender and Food insecurity in the COVID-19 pandemic in Brazil: hunger through women's voices

Schall, Brunah; Gonçalves, Flora Rodrigues; Valente, Polyana Aparecida; Rocha, Mariela; Chaves, Bráulio Silva; Porto, Paloma; Moreira, Agda Marina; Pimenta, Denise Nacif.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 27(11): 4145-4154, nov. 2022.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1404169
Resumo Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que integra o projeto internacional "Gender and COVID-19", que contempla diversos temas relacionados aos impactos da pandemia na vida de mulheres e suas famílias, entre eles a insegurança alimentar e a fome. Foram feitas entrevistas semiestruturadas entre dezembro de 2020 e novembro de 2021 com 49 mulheres, moradoras de dois aglomerados urbanos, Cabana do Pai Tomás (Belo Horizonte, MG) e Sapopemba (São Paulo, SP), e de duas comunidades rurais quilombolas, Córrego do Rocha (Chapada do Norte, MG) e Córrego do Narciso (Araçuaí, MG). As análises foram baseadas nas seguintes categorias sentimentos e termos relacionados à fome; redução na quantidade e qualidade de alimentos; ausência de alimento e nutrientes; dificuldades para produzir alimento, receber auxílio emergencial e/ou doação de alimentos; avaliação dos governos e redes de apoio. Os relatos das entrevistadas evidenciam os desafios vivenciados, suas formas de enfrentamento e críticas à falta de respostas dos governos. Além de apresentarem uma perspectiva de gênero, as mulheres, em especial as lideranças que atuaram na construção de redes de solidariedade, são vozes fundamentais no planejamento de ações de prevenção e mitigação dos impactos de situações emergenciais em suas comunidades.
Biblioteca responsable: BR1.1