Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Conquistas, desafios e fragilidades de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde / Achievements, challenges and weaknesses of an Organizational Contract for Teaching-Health Public Action

Fadel, Anderson Vinicius Kugler; Coelho, Izabel Cristina Meister Martins; Zarpelon, Luís Fernando Boff; Almeida, Márcio José.
Rev. Saúde Pública Paraná (Online) ; 5(2): 1-21, Maio 12, 2022.
Artículo en Portugués | SESA-PR, CONASS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1412955
O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde é um instrumento de gestão através do qual são pactuados compromissos entre instituições de ensino superior e gestores municipais do Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa objetiva descrever as principais conquistas, desafios e fragilidades do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde-Guarapuava. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa documental. Algumas conquistas do processo de contratualização foram a transparência e equidade na regulação e gestão do acesso aos cenários de prática e o fortalecimento do Comitê Gestor Municipal durante a COVID-19. Configuram desafios e fragilidades a regulamentação das preceptorias, elaboração e execução de contrapartidas disparadoras de educação permanente, lacunas legislativas e o aumento no potencial formador. Despontam como estratégias o fortalecimento das preceptorias, sensibilização e pactuação com todos os níveis hierárquicos envolvidos, elaboração conjunta de contrapartidas disparadoras de e ducação permanente e a regionalização do contrato local.
Biblioteca responsable: BR1961