Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Carga da tuberculose e perfil sociodemográfico de crianças e adolescentes indígenas em um Estado da Amazônia ocidental, Rondônia, Brasil / Tuberculosis load and the sociodemographic profile of indigenous children and adolescents in a western Amazon state, Rondônia, Brazil

Souza, Gisele Aparecida Soares Cunha de; Bonfim, Rafaele Oliveira; Orfão, Nathalia Halax.
Rev. méd. Minas Gerais ; 32: 32115, 2022.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1427363

Introdução:

A tuberculose (TB) entre os indígenas é um grave problema de saúde pública no Brasil.

Objetivos:

Analisar a carga de tuberculose e o perfil sociodemográfico em crianças e adolescentes indígenas em Rondônia, Brasil, no período entre 2008 a 2018.

Métodos:

Estudo descritivo, realizado de forma transversal e abordagem quantitativa, a partir dos registros das variáveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação; e analisados por meio de estatística descritiva e a comparação entre as proporções por meio do teste exato de Fisher, considerando nível de significância de 5%.

Resultados:

O coeficiente de incidência de TB foi de 76,1/100mil casos/hab. Indígenas. Foram identificadas 38 crianças (média de idade 2,5 anos dp=±2,9) e 39 adolescentes (média de idade 17 anos dp=±2,3) indígenas. Houve associação estatisticamente significativa entre a incidência de TB tanto em relação a escolaridade (p<0,001) quanto ao local de residência (Cacoal/RO) (p=0,016).

Conclusão:

O declínio da incidência dos casos pode estar associado a diversos fatores, que incluem o baixo diagnóstico, a incompletude das notificações e/ou a inadequação do preenchimento na variável raça/cor, reforçando a importância da integração da Rede de Atenção em Saúde, capacitação profissional e investigação dos contatos para a identificação precoce dos casos e, consequentemente, a interrupção da cadeia de transmissão para a efetividade das ações de enfrentamento e controle da TB.
Biblioteca responsable: BR1561.1