Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tungíase em cão de uma comunidade rural do estado do Maranhão / Tungíasis in a dog from a rural community in the state of Maranhão

Rocha, Rosana Lima da; Santana, Clara Cecília Azevedo; Santos, Jackeliny Sousa; Sousa Filho, Marcos Antônio Celestino de; Evangelista, Luanna Soares de Melo.
Ciênc. Anim. (Impr.) ; 33(1): 145-151, jan.-mar. 2023. ilus
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: biblio-1434525
A tungíase é uma infecção parasitária causada pela fêmea da pulga Tunga penetrans, que penetra na pele do hospedeiro para se alimentar e desenvolver seus ovos, gerando lesões que provocam prurido e dor. Assim, o objetivo deste trabalho foi relatar um caso de tungíase em um cão domiciliado em uma comunidade rural de Colinas, Maranhão. Em julho de 2020, um cachorro da raça American Pit Bull Terrier, com um ano e oito meses de idade, foi levado a uma clínica veterinária apresentando irritação e incômodo nas patas, o que dificultava sua locomoção. O cão vivia em uma residência com solo de chão batido, com acesso à rua e o tutor não possuía outros animais. Ao exame físico, constatou-se a presença de ectoparasitos nos coxins palmares e plantares, que foram retirados com auxílio de pinça cirúrgica e encaminhados ao Laboratório de Parasitologia da UFPI para identificação, confirmando tratar-se de pulgas da espécie Tunga penetrans. O cão recebeu tratamento à base de ivermectina 1%, 0,5mL via subcutânea, dose única, apresentando melhora no quadro clínico, e o tutor recebeu orientações sobre a desinfestação do ambiente. Conclui-se que a tungíase pode acometer cães em áreas rurais de um município do Maranhão, sendo importante o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1