Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito da reabilitação cardíaca sobre o limiar nociceptivo aumentado de indivíduos hipertensos / Effect of cardiac rehabilitation on the nociceptive threshold increased of hypertensive subjects

Maldonado, Ana Clara Desiderio; Prado, João Paulo; Aquino, Tarcísio Nemade; Vidigal, Fernanda de Carvalho; Borges, Juliana Bassalobre Carvalho; Souza, Giovane Galdino de.
Fisioter. Bras ; 23(3): 357-371, 27/06/2022.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1436336

Objetivos:

Indivíduos hipertensos apresentam um limiar nociceptivo aumentado, o que pode contribuir para uma redução da percepção da dor. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de reabilitação cardíaca (PRC) sobre limiar nociceptivo aumentados de indivíduos hipertensos.

Métodos:

Quarenta e um participantes foram divididos em dois grupos grupo normotenso e grupo hipertenso. Nos dois grupos, foram avaliados a massa corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal, pressão arterial sistólica e diastólica, frequência cardíaca, limiar nociceptivo e a capacidade funcional pelo teste de caminhada de seis minutos (TC6). O PRC foi composto de exercícios aeróbicos em esteira com duração de 30 minutos, 3 vezes por semana, durante 7 semanas.

Resultados:

Após o PRC, houve uma significativa redução (p < 0,001) no limiar mecânico nociceptivo e um aumento na distância percorrida durante o TC6 (p < 0,001) no grupo composto por indivíduos hipertensos.

Conclusão:

Os resultados do presente estudo sugeriram que o exercício aeróbico é uma modalidade importante para normalizar o limiar nociceptivo e melhorar a capacidade funcional de indivíduos hipertensos.
Biblioteca responsable: BR1561.1