Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Impacto de tratamentos para recobrimento radicular com tecido conjuntivo e uma matriz de colágeno em fatores centrados nos pacientes com recessões gengivais / Impact of treatments for root coverage with connective tissue and a collagen matrix on patient-centered factors with gingival recessions

Borges, Samuel Batista.
Natal; s.n; 20180000. 70 p. tab, ilus.
Tesis en Portugués | BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1442583
As recessões gengivais podem causar hipersensibilidade dentinária cervical (HSDC) e desconforto estético, podendo ter um efeito negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal e um forte impacto social, psicológico e emocional na vida diária de cada paciente.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de tratamentos para recobrimento radicular com tecido conjuntivo subepitelial e uma matriz de colágeno nos fatores centrados em pacientes que apresentaram recessões gengivais classe I ou II de Miller, com 06 meses de acompanhamento.

METODOLOGIA:

Este estudo clínico, controlado, randomizado, duplo cego, de boca dividida, avaliou 32 indivíduos com recessões gengivais Classe I ou II de Miller bilaterais submetidos à cirurgia para recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (controle) e uma matriz de colágeno (teste). Os parâmetros avaliados foram dor pós-operatória, HSDC, estética, grau de satisfação e qualidade de vida (QV), no baseline, 03 e 06 meses após a cirurgia. Os dados foram analisados estatisticamente por meio dos testes de Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA) e ANOVA Um Fator seguida de penalização com o ajuste de Bonferroni, sendo pré-estabelecido um nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

Os pacientes apresentaram uma média de idade de 29,53 anos (22-53, ± 7,12) e estavam distribuídos igualmente quanto ao sexo. Foram observadas melhoras estatisticamente significativas nas médias dos parâmetros dor pós-operatória, HSDC, estética e satisfação do paciente, dentro de cada grupo de tratamento nos períodos avaliados (p<0,001), porém, sem diferenças significativas entre os grupos. A análise mostrou que houve melhora na QV dos pacientes após 03 e 06 meses da realização do procedimento cirúrgico (p<0,001), sendo as dimensões dor física e desconforto psicológico as que apresentaram melhores resultados.

CONCLUSÃO:

Ambos tratamentos resultaram em redução significativa de impactos negativos na qualidade de vida e nos fatores centrados nos pacientes em 06 meses. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as duas técnicas para recobrimento radicular em relação a qualquer parâmetro avaliado. A matriz de colágeno representa uma alternativa possível ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, tendo em consideração os fatores centrados nos pacientes (AU).
Biblioteca responsable: BR1264.1