Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Câncer de reto: qual a melhor técnica para excisão total do mesorreto laparoscópica ou robótica? / Rectum cancer: which is the best technique for total excision of the mesorectum laparoscopic or robotic?

Santos, Oscar Capistrano dos; Malafaia, Osvaldo; Ribas-Filho, Jurandir Marcondes.
BioSCI. (Curitiba, Online) ; 81(1): 37-43, 2023.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1442614

Introdução:

As operações laparoscópicas, assistidas por robô e a abertas são técnicas cirúrgicas comumente utilizadas na vida diária. A viabilidade e os resultados em curto e longo prazos dos procedimentos laparoscópicos e robóticos têm sido amplamente relatados.

Objetivos:

Comparar os dados clínicos e oncológicos da cirurgia assistida por robô e laparoscópica no câncer retal.

Métodos:

Foram pesquisados o Pubmed/Medline, Embase, e Cochrane Library para artigos relevantes publicados até 2021. Estudos baseados na comparabilidade entre operação assistida por robô e laparoscópica para câncer retal foram designados. Os parâmetros analisados incluíram tempo operatório, conversão para procedimento aberto, perda estimada de sangue, tempo de recuperação da função intestinal, tempo de internação, vazamento da anastomose e complicações pós-operatórias.

Resultados:

Operação assistida por robô foi associada com maior tempo operatório (342 vs.192 min na cirurgia laparoscópica, p<0,001), menor conversão para procedimento aberto, menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais rápida da função intestinal, menores complicações pós-operatórias de forma significativa (p=0,041). A perda estimada de sangue, a taxa de vazamento da anastomose e os resultados oncológicos, incluindo o número de linfonodos extraídos, não mostraram diferenças significativas entre os grupos.

Conclusão:

A cirurgia assistida por robô para câncer retal mostrou maior tempo operatório, menor conversão, taxas de recuperação da função intestinal mais rápidas e menor permanência no hospital. Seus resultados oncológicos forram semelhantes à cirurgia laparoscópica.
Biblioteca responsable: BR16.1