Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A Trajetória Histórica das Políticas e Práticas do Aleitamento Materno no Brasil / The Historical Trajectory of politics and Practices of Breastfeeding in Brazil

Soares, Luciana Silva; Pinheiro, Silvana Pereira.
Rio de Janeiro; s.n; 2010. 51 p. graf.
Monografía en Portugués | BVSAM | ID: biblio-1451053
Trabalho de conclusão sobre o tema Trajetória Histórica das Políticas e Práticas do Aleitamento Materno no Brasil, inserida na linha de pesquisa Saúde e Sociedade na áreapredominante Enfermagem no cuidado a saúde da mulher. Para aprofundar as reflexões sobre o objeto políticas e práticas do aleitamento materno no Brasil e a atuação dos Enfermeiros.

Objetivos:

identificar as políticas e práticas do aleitamento materno noBrasil e caracterizar a atuação dos Enfermeiros no apoio e promoção do aleitamento materno.

Metodologia:

pesquisa bibliográfica, descritiva, com método de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em livros, nas bases de dados virtuais daBiblioteca Virtual em Saúde (BVS) do sistema BIREME (SCIELO, BDENF eLILACS),Google acadêmico, (OPAS) e (OMS), (UNICEF) e Ministério da Saúde. Foram selecionados 28 artigos, publicados no idioma português do período 1980 a 2010.

Resultados:

As políticas públicas favoreceram ações e estratégias no combate ao desmameprecoce, a proteção legal garantiram dentre outros, o direito das mulheres amamentarem seus filhos. Inúmeras normas técnicas, portarias e resoluções consolidaram a prática de aleitamento no país. A mobilização social e profissional contribuiu para o aumento dos índices de amamentação.

Conclusão:

As políticas públicas em favor da amamentação no Brasil se traduzem em estratégias importantes desde a criação do PNIAM e associadas à mobilização social possibilitaram resultados consistentes na redução da mortalidadeinfantil. Os Enfermeiros contribuem de forma significativa para o apoio e estimulo ao aleitamento materno no país .
Biblioteca responsable: BR663.1
Ubicación: BR663.1