Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Controle de soja voluntária em áreas cultivadas com Crotalaria spectabilis / Control of volunteer soybean in areas cultivated with Crotalaria spectabilis

Oliveira, Gustavo de Souza; Braz, Guilherme Braga Pereira; Almeida, Dieimisson Paulo; Procópio, Sergio de Oliveira; Paiva Filho, Silvio Vasconcelos de; Souza, Matheus de Freitas; Simon, Gustavo André.
Rev. Ciênc. Agrovet. (Online) ; 22(3): 509-519, ago. 2023. graf, tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: biblio-1451741
Tem sido comum a presença de plantas voluntárias de soja em lavouras de crotalária (Crotalaria spectabilis) cultivada em segunda safra, necessitando assim a adoção de estratégias para o seu manejo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficáciae a seletividade dos herbicidas pyrithiobac-sodium e ethoxysulfuron aplicados isoladamente em pós-emergência da crotalária visando ao controle de soja voluntária. Para tanto, foram instalados dois experimentos a campo, um avaliando a viabilidade de uso doherbicida pyrithiobac-sodium e outro do ethoxysulfuron. Em ambos os experimentos foi utilizado o delineamento de blocos casualizados, estando os tratamentos dispostos em esquema fatorial 2x4+2, com quatrorepetições. No primeiro fator alocou-se à aplicação em pós-emergência dos herbicidas em doisestádios fenológicos distintos V3 e 3 folhas verdadeiras e V7 e 6 folhas verdadeiras, respectivamente paraa soja e a crotalária. No segundo fator foi disposto doses crescentes dos herbicidas, sendoutilizadas asdoses 14,0; 22,4; 30,8; e 39,2 g ha-1parapyrithiobac-sodium e 18,0; 30,0; 42,0; e 54,0 g ha-1para ethoxysulfuron. Os tratamentos adicionais corresponderam a uma testemunha infestada e outra capinada. Foram realizadas avaliações de controle visual da soja voluntária, bem como da fitointoxicação,estande, altura e massa seca de parte aérea das plantas de crotalária. De acordo com os resultados obtidos, o pyrithiobac-sodium na dose de 30,8 g ha-1, pode ser recomendado para aplicações quando as plantas de soja voluntária estiverem em V3 e as plantas de crotalária com 3 folhas verdadeiras, bem como o herbicida ethoxysulfuron na dose 18 g ha-1, pode ser recomendado para aplicações quando as plantas de soja voluntária estiverem em V3 ou V7 e as plantas de crotalária com trêsfolhas verdadeiras. Esses dois herbicidas nas respectivas doses apresentam potencial para serem registrados para uso em áreas de cultivo de crotaláriaem sucessão à cultura da soja.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1