Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Demodicose em cães atendidos em um hospital veterinário universitário / Demodicosis in dogs attended in a university veterinary hospital

Filgueira, Rita de Kássia Rodrigues Bezerra; Leite, Marina Carvalho; Freitas, Marcus Valérius de Matos; Rodrigues, Marcelo Campos; Evangelista, Luanna Soares de Melo.
Ciênc. Anim. (Impr.) ; 29(3): 11-21, 2019. tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: biblio-1472508
A sarna demodécica ou demodicose pode ser definida como uma dermatopatia parasitária, caracterizada pela presença exacerbada de ácaros comensais da pele de cães, Demodex spp. Essa doença pode ser classificada clinicamente como localizada ou generalizada, conforme a dimensão e distribuição das lesões. O diagnóstico é realizado por raspado cutâneo profundo. Este estudo teve como objetivo descrever a casuística da demodicose em cães atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU/UFPI), no período de 2015 a 2017. Foram analisadas 67 fichas sugestivas da doença e, destas, 30 tinham no seu diagnóstico confirmatório a presença do parasito. O levantamento foi obtido através das fichas de atendimento de cães com sarna demodécica, onde incluíam o número de registro, sexo, idade e raça do animal, além da classificação da doença e tratamento realizado. Os resultados indicaram que cães machos apresentaram maior prevalência da enfermidade, representando 63,3% dos casos. A maioria dos animais acometidos eram jovens (53,3%), sendo que os cães sem raça definida (SRD) foram os mais afetados (43,3%), seguidos da raça Pinscher (20,0%). A forma generalizada da doença foi a de maior ocorrência neste estudo (80,0%), e o tratamento oral foi o de maior indicação nas fichas de atendimento dos cães parasitados. Conclui-se que a demodicose foi frequente nos cães atendidos no HVU/UFPI durante o período do estudo, com maior ocorrência em animais jovens, machos, SRD e maior representatividade da forma generalizada da doença.
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1