Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Espiritualidade e religiosidade para mulheres umbandistas e candomblecistas: representação social e implicações na saúde / Spirituality and religiosity for umbandist and candomblecist women: social representation and health implications

Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Silva, Carla Marins; Brandão, Juliana de Lima; Couto, Pablo Luiz Santos; Merces, Magno Conceição das; Araújo, Michell Ângelo Marques; Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Yarid, Sérgio Donha.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 28(9): 2721-2731, Sept. 2023. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1505970
Resumo O objeto de estudo se refere às representações da espiritualidade e da religiosidade para mulheres que pertencem às religiões afrodiaspóricas, em específico às que são fiéis da umbanda e do candomblé. Buscou-se analisar a estrutura representacional da espiritualidade e da religiosidade para mulheres umbandistas e candomblecistas com vistas a se pensar um modelo explicativo dessa construção simbólica e as implicações para a prática de cuidado na área da saúde. Estudo qualitativo, à luz das representações sociais em sua abordagem estrutural. Dados coletados com 207 mulheres umbandistas e candomblecistas por meio de evocações livres aos termos indutores espiritualidade e religiosidade, além da caracterização e da escala de religiosidade. As evocações foram submetidas às análises prototípica e de similitude com o Iramuteq, e os dados quantitativos, pela estatística descritiva. Os resultados mostram que os elementos centrais para a religiosidade são , crença, Deus e amor, enquanto para espiritualidade, , Orixás, Deus, paz e amor. A árvore de similitude explicita a centralidade da para a estruturação dessa representação. As representações se organizam ao redor da ideia de relação entre o humano e o divino.
Biblioteca responsable: BR1.1