Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Coletivos organizados, ativismo social e narrativas da pandemia em territórios vulneráveis na cidade do Rio de Janeiro, Brasil / Organised groups, social activism and narratives of the pandemic in vulnerable territories in the city of Rio de Janeiro, Brazil

Gutiérrez, Adriana Coser; Campos, Gastão Wagner de Sousa; Cunha, Marcela Silva da; Mattos, Mauricio Pereira de; Costa, Patricia dos Santos da; Silva, Rafaela Oliveira Lopes da; Pereira, Ana Carolina dos Santos Rangel; Campos, Adilson Rocha; Guerra, Cyntia Amorim.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 28(12): 3533-3542, 2023. graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1528304
Resumo A pandemia de COVID-19 no Brasil atingiu níveis alarmantes. Na cidade do Rio de Janeiro, ela encontrou um cenário de desmonte da Atenção Primária à Saúde (APS) em meio à uma crise política, o que teve grande impacto nos territórios de maior vulnerabilidade. O objetivo desse estudo é analisar de que forma as favelas e equipes da APS organizaram-se para desenvolver ações comunitárias, ocupando espaços deixados pela falta de outras políticas públicas. Os resultados fazem parte da pesquisa qualitativa multicêntrica "Estratégias de abordagem dos aspectos subjetivos e sociais na Atenção Primária no contexto da pandemia", onde foram analisados documentos orientadores públicos e 36 entrevistas em profundidade com trabalhadores e usuários da APS, organizadas em grades interpretativas. Como resultado, observou-se que houve iniciativas cogestoras dos trabalhadores e usuários da APS, a partir do surgimento de coletivos organizados e ativismo social, para o enfrentamento da pandemia, independente das normativas da Secretaria Municipal de Saúde e demais instâncias governamentais. A APS se apresentou como único equipamento público nos territórios de alta vulnerabilidade, onde a violência armada esteve presente mesmo durante a pandemia.
Biblioteca responsable: BR1.1