Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Práticas integrativas e complementares e a qualidade dos serviços na Atenção Primária à Saúde: uma avaliação a partir do olhar da equipe multiprofissional / Integrative and complementary practices and the quality of services in Primary Health Care: an evaluation from the perspective of the multi-professional team

Fogaça, Lissandra Zanovelo.
São Paulo; s.n; s.n; 2018.
Tesis en Portugués | Coleciona SUS (Brasil), SMS-SP, EMS-Producao, SMS-SP | ID: biblio-1552502

Introdução:

O modelo de atenção biomédico é ainda predominante na saúde, no entanto, já não soluciona como deveria os problemas de saúde de grande parte da população, especialmente pelo seu caráter mecanicista, cujo foco é a doença e não o doente. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) constituem um modelo vitalista e holístico, pois consideram que as crenças e saberes das diferentes culturas são indissociáveis do processo cuidado ­ cura, e isso faz dessas práticas um modelo de cuidado mais humanizado, centrado na pessoa. Uma recente conquista dos profissionais que integram as equipes multiprofissionais foi ter a inserção das PICS na Atenção Primária à Saúde (APS) e a possiblidade de desenvolver uma prática generalista e promotora de saúde através de atividades clínicas; educativas; focada na saúde holística e na qualidade de vida dos usuários, desenvolvendo uma nova relação profissional ­ usuário. Acredita-se que uma avaliação das atividades realizadas por esses profissionais inseridos na APS, bem como a qualidade do serviço de saúde e o uso das PICS, deva ser melhor apreciada e descrita.

Objetivo:

Analisar a oferta das PICS; avaliar a qualidade dos serviços de saúde nas unidades da APS e apreciar esses dois aspectos, e suas relações, na medida em que se influenciam ou não.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo transversal, exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa, realizada com os profissionais que integram as equipes multiprofissionais da APS os quais utilizam PICS em seus atendimentos. Foi realizada entrevista semi - estruturada e aplicação de questionários contendo perguntas avaliativas e explicativas, como o Primary Care Assessment Tool (PCATool ­ Brasil) versão profissionais e questionário sobre PICS com perguntas abertas. A análise dos dados quantitativos, obtidos com o Instrumento PCATool, foi estatística e organizada conforme sua natureza seguindo orientação do próprio instrumento. Já a análise dos dados qualitativos obtidos através do questionário PICS, recebeu o tratamento de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin.

Resultados:

A maioria da população foi composta por profissionais do sexo feminino (86,66%), a idade variou de 30 a 62 anos, sendo a média de 45 anos. Com relação aos achados qualitativos, surgiram 8 categorias Formação, Interesse, Oferta, Prática, Efeitos, Qualidade da APS, Dificuldades e Facilitadores. Em relação aos dados quantitativos do PCATool, os escores médios dos atributos variaram de 2,16 (Acessibilidade) a 3,58 (Orientação Familiar). Sendo que os dois melhores escores avaliados foram Orientação Familiar, com 3,58 e Coordenação das Informações, com 3,42. Além disso, os dois piores escores foram Acessibilidade, com 2,16 e Integralidade dos Serviços Disponíveis, com 2,70.

Conclusão:

As PICS contribuem para uma melhora na qualidade dos serviços da APS, pois se mostraram eficazes na melhora da resolutividade; na diminuição da medicalização; na melhoria do acesso aos cuidados integrativos/holísticos em saúde através das práticas corporais e auriculoterapia; na melhora da integralidade do cuidado e reforçam a utilização das tecnologias leves e de baixo custo, como vínculo, autonomia e co-responsabilidade.
Biblioteca responsable: BR59.2