Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perímetro abdominal: evidências para a predição da gordura corporal subcutânea em meninos escolares / Abdominal girth: evidence for the prediction of subcutaneous body fat in student boys

Maranhão Neto, Geraldo de Albuquerque; Luz, Leonardo Gomes de Oliveira; Carmo, Bruno Cleiton Macedo do; Pedreiro, Rodrigo Cunha de Mello; Costa, Samara Sezana; Cunha Júnior, Arnaldo Tenório da.
Conscientiae saúde (Impr.) ; 14(4): 600-607, 30 dez. 2015.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-2201

Introdução:

O diagnóstico de sobrepeso e obesidade pode ser realizado pela antropometria, por facilidade de execução e baixo custo. Considerando a preocupação com a característica de distribuição de gordura, novas estratégias poderiam ser desenvolvidas para a avaliação da composição corporal partindo de medidas antropométricas.

Objetivos:

Verificar a correlação do Perímetro Abdominal (PAB) e Perímetro da Cintura (PC) em separado, com o somatório de duas dobras cutâneas (DC), triciptal e subescapular; e incluir o perímetro com os maiores valores de correlação em uma equação de regressão para estimativa do somatório de DC.

Métodos:

Amostra composta por 1.729 meninos (9 e 14 anos), a avaliação da morfologia corporal foi realizada por medidas antropométricas simples e compostas. Foi utilizada uma correlação de Spearman para determinar a associação entre os PAB e PC com as DC. Foi feita uma análise de regressão linear múltipla com o PAB e idade para estimar o somatório de DC.

Resultados:

A seguinte equação foi gerada Somatório de DC = 1,16397 (PAB) ­ 1,414922 (Idade) ­ 36,33021 (R=0,83). O valor da área sob a curva ROC (AUC) foi de 83% para identificar corretamente indivíduos abaixo ou acima do percentil 85 do somatório de DC.

Conclusões:

O PAB em conjunto com a idade, se torna um bom preditor da gordura corporal, caracterizada como o somatório de DC, em crianças e adolescentes do sexo masculino.
Biblioteca responsable: BR1.1