Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Caracterização dos pacientes com traumatismo cranioencefálico grave admitidos em um hospital terciário / Characteristics of patients with severe traumatic brain injury admitted in a tertiary hospital

Monteiro, Letícia Fernandes; Frasson, Murilo Zomer; Wrsesinski, Aline; Bardini, Aline Vieira Lima Scarlatelli; Lin, Jaime; Fernandes, Arthur Furlaneto.
ACM arq. catarin. med ; 45(3): 02-16, jul. - set. 2016. Tab, Graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-2703
Descrever o perfil epidemiológico de pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico grave. Estudo restropectivo realizado através da análise de prontuários de pacientes admitidos em um hospital de referência com diagnóstico de traumatismo craniencefálico grave (TCE), entre janeiro de 2007 e junho de 2013. Na amostra obtida com total de 246 pacientes, 216 (87,8%) eram do sexo masculino. A faixa etária predominante foi a de adultos jovens. A causa mais comum de TCE grave foi acidente com motocicleta. Os principais sinais clínicos apresentados nas primeiras 72 horas após admissão hospitalar foram edema periorbital, anisocoria e otorragia. A tomografia computadorizada de crânio (TC) foi o exame mais realizado. Adultos jovens foram os mais atingidos, sendo o acidente motociclístico a principal causa de TCE grave, com predomínio de ocorrência do gênero masculino.
Biblioteca responsable: BRI966