Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência de dieta imunomoduladora na cicatrização cutânea em ratos / Influence of immunonutritional supplementation on skin wound healing in rats

Ono, Maria Cecília Closs; Freitas, Renato da Silva; Okawa, Luciano; Borges, Alessandra; Balbinot, Priscilla; Campos, Antonio Carlos Ligocki.
Rev. bras. cir. plást ; 29(3): 431-437, jul.-sep. 2014. tab, ilus, graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-740

INTRODUÇÃO:

O processo de cicatrização é imediato e dinâmico, com o objetivo de restaurar a continuidade anatômica e funcional, e devem existir condições para esse processo, o que inclui um estado nutricional adequado. Dentre as fórmulas de suplementação existentes, as imunomoduladoras têm sido implicadas na melhora do processo cicatricial e das condições clínicas dos pacientes tratados. Foi avaliada a influência da dieta imunomoduladora (Impact®) sobre diferentes variáveis do processo de cicatrização cutânea.

MÉTODO:

Ratos adultos e nutridos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, a serem suplementados com a dieta em estudo e com a dieta controle. Dois grupos receberam as respectivas dietas apenas pré-operatoriamente e os outros dois grupos as receberam no perioperatório. Os ratos foram submetidos a três tipos de lesões cutâneas. Foram avaliados os seguintes aspectos evolução dos pesos, evolução das áreas cruentas, tensiometria das feridas incisionais, taxas de reepitelização e parâmetros histológicos.

RESULTADOS:

Não houve diferença na evolução dos pesos. Houve melhores índices de fechamento de feridas excisionais nos grupos suplementados com Impact®, a partir do quinto dia de pós-operatório (p=0,02). Os grupos suplementados com a dieta em estudo obtiveram melhores resultados em tensiometria (p = 0,03), taxas de reepitelização (0,04), contagem diferencial de células (p<0,001) e quantidade de colágeno total (p<0,001).

CONCLUSÕES:

A dieta em estudo (Impact®) promove melhores taxas de fechamento de feridas cruentas, reepitelização mais rápida, cicatrizes com maior resistência tênsil e maiores quantidades de colágeno total nas feridas. Não houve diferença em nenhum dos parâmetros analisados em comparação dos grupos suplementados com Impact® pré e perioperatoriamente.
Biblioteca responsable: BR32.1
Ubicación: BR32.1