Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil nutricional e uso de suplementação entre praticantes de musculação e atletas de judô em academias de Campo Grande, MS / Nutritional profile and use of supplementation by bodybuilders and judo athletes in gyms of Campo Grande, MS

Fernandez, Bruna Campelo Samways; Cabral, Stephannie Torres Delmondes; Sanches, Fabiane La Flor Ziegler.
Braspen J ; 31(3): 242-246, jul.-set. 2016.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-831488
Introdução Avaliar o perfil nutricional e o uso de suplementação entre praticantes de musculação e atletas de judô em academias de Campo Grande, MS. Método Estudo transversal descritivo com 50 participantes, de ambos os gêneros, entre 18 e 35 anos. Para avaliação do consumo alimentar, foram aplicados inquéritos dietéticos, medindo-se consumo energético e de macronutrientes. Foram realizadas medidas de peso, estatura, pregas cutâneas e circunferência. Para cálculo do percentual de gordura, foi utilizado somatório de três pregas cutâneas. O uso de suplemento foi avaliado por meio de aplicação de questionário. A análise estatística foi realizada com o software SPSS, considerando p<0,05.

Resultados:

A média de energia consumida pelos praticantes de musculação foi 1768,4 kcal/dia e a média dos valores das necessidades estimadas de energia foi 2445,6 kcal/dia; entre os atletas de judô, foi 1851,1 kcal/dia e 2800,1 kcal/dia, respectivamente. O consumo de carboidratos, proteínas e lipídios foi 50,49%, 20,44% e 29,06% entre os praticantes de musculação e 45,06%, 23,31% e 31,61% entre os judocas, respectivamente. Houve diferença significativa na composição corporal entre os participantes nas variáveis índice de massa corporal, circunferência da cintura, massa magra e massa gorda. A utilização de suplementos ocorreu em 26% dos participantes. Conclusões A quantidade de energia consumida foi menor do que a necessidade estimada de energia em ambos os grupos e os valores de macronutrientes estavam inadequados. Houve diferença significativa na composição corporal dos participantes, destacando- se percentual elevado de gordura em ambos os grupos. Não houve diferença significativa entre o uso de suplementos entre os grupos.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1