Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Evolução do estado nutricional de pacientes com fibrose cística em uso de suplementação nutricional por gastrostomia / Nutritional status of patientes with cystic fibrosis in use of nutritional supplementation by gastrostomy

Simon, Miriam Isabel Souza dos Santos; Drehmer, Michele; Moura, Camila Caetano de; Machado, Sandra Helena; Hoffmann, Anneliese; Ricachinewsky, Claudio Druck; Procianoy, Elenara da Fonseca Andrade; Silva, Fernando Antônio de Abreu e.
Rev. HCPA & Fac. Med. Univ. Fed. Rio Gd. do Sul ; 30(2): 111-117, 2010. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-834343

Introdução:

A nutrição tem papel essencial na sobrevida e qualidade de vida de pacientes com Fibrose Cística (FC). O objetivo desse estudo foi acompanhar a evolução do estado nutricional de pacientes com FC em uso de suplementação nutricional por gastrostomia.

Métodos:

Estudo longitudinal retrospectivo com todos os pacientes com FC e em uso de suplementação nutricional com dieta hipercalórica por gastrostomia em um centro de referência no sul do Brasil. Os pacientes foram acompanhados nos períodos de 6 meses antes, no momento da instalação da gastrostomia, 6 meses, 1 ano e 2 anos após o procedimento. Os parâmetros nutricionais utilizados foram escore Z para peso/idade e estatura/idade, percentil de índice de massa corpórea (PIMC), além de medidas de composição corporal. Foram obtidos dados de função pulmonar e de ingestão alimentar.

Resultados:

Foram avaliados dez pacientes, sendo sete (70%) do sexo masculino. A idade média da instalação da gastrostomia foi de 9,8 ± 3,8 anos. O ganho de peso foi de 8,35 Kg (P =0,007) e o de estatura de 16,2 cm (P <0,001). O PIMC passou de 14,2 para 27,1 no período de 2 anos e meio (P =0,282). Com relação à composição corporal houve aumento da reserva muscular e de gordura. Houve queda não significativa na função pulmonar ao longo do tempo. A média de calorias ofertadas comparada com a recomendação alimentar diária passou de 111,6 ± 24,6% para 157,7 ± 37,86% (P =0,048).

Conclusão:

A suplementação nutricional por gastrostomia resultou em significativo ganho de peso e estatura, bem como aumento da reserva muscular e de gordura, no entanto não houve melhora ou estabilização da função pulmonar nesse grupo de pacientes.
Biblioteca responsable: BR18.1