Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento da trombose venosa profunda aguda com rivaroxabana / Treatment of acute deep vein thrombosis with rivaroxaban

Galego, Gilberto do Nascimento; Silveira, Pierre Galvagni; Franklin, Rafael Narciso; Bortoluzzi, Cristiano Torres; Eli, Eduardo da Silva; Broering, Júlia Jochen.
ACM arq. catarin. med ; 46(1): 68-79, jan. - mar. 2017. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-847339
A rivaroxabana é um anticoagulante oral, utilizado em dose fixa diária, sem necessidade de monitorização laboratorial, que já se mostrou eficaz e seguro no tratamento do tromboembolismo venoso como monoterapia. O objetivo desse trabalho foi acompanhar a evolução e o possível surgimento de efeitos colaterais em pacientes com trombose venosa profunda aguda em uso da rivaroxabana como monoterapia. Os pacientes incluídos no estudo utilizaram rivaroxabana durante 6 meses, sendo acompanhados através de avaliação clínica, eco-Doppler, exames laboratoriais e raio X de tórax. A análise estatística foi realizada através do teste exato de Fisher. Entre junho de 2012 e maio de 2015, 23 pacientes foram incluídos neste estudo, sendo 60,86% do sexo feminino e 39,13% do sexo masculino. Cirurgia recente foi o principal fator predisponente observado, seguido de imobilização. Em 56,52% dos casos a TVP se localizava na veia poplítea e/ou nas veias da perna, denominado grupo 1, e em 39,13% no território ilíaco-femoral, denominado de grupo 2. Dois pacientes apresentaram eventos tromboembólicos durante o período de observação. Os pacientes do grupo 1 obtiveram recanalização completa do segmento venoso acometido em 100% dos casos comparado com 33,33% naqueles do grupo 2 (p<0,05). Nenhum paciente foi a óbito ou desenvolveu eventos hemorrágicos durante o seguimento. Dor abdominal e queda na taxa de filtração glomerular foram os efeitos colaterais encontrados. Nesse trabalho, a rivaroxabana se mostrou efetiva e segura no tratamento da TVP aguda, sendo a localização da trombose um importante preditor da evolução do trombo.
Biblioteca responsable: BRI966