Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação de uma técnica simplificada para tratamento de rítides da região perioral e periorbicular com laser de CO2 / Evaluation of a simplified technique for the treatment of rhytids in the perioral and periorbicular regions with CO2 laser

Tamura, Bhertha M.
Surg. cosmet. dermatol. (Impr.) ; 4(3): 237-240, Jul.-Set. 2012. ilus
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-847601

Introdução:

O avanço alcançado pelo conceito de fracionamento para lasers ablativos otimizou os resultados dos tratamentos para fotorrejuvenescimento diminuindo as complicações e o tempo de recuperação pós-procedimento.

Métodos:

Avaliamos uma modificação da técnica clássica de resurfacing ablativo com laser de CO2 que não possui a opção de fracionamento, em que o operador faz controle visual do fracionamento deixando áreas de pele sã entre as áreas tratadas. Nove voluntárias entre 38 e 73 anos, apresentando fotoenvelhecimento moderado ou grave foram submetidas à técnica nas regiões perioral e periocular. O laser foi aplicado com fracionamento visual em três sessões para a região periocular e duas sessões para a região perioral. Os resultados, avaliados através de fotografia por dois profissionais não médicos, pelo médico operador e pela opinião do paciente, foram classificados em nenhuma melhora, melhora discreta, melhora moderada e grande melhora.

Resultados:

As nove pacientes realizaram tratamento completo da região periorbicular e relataram quatro (44%) grande melhora, e cinco (56%) melhora moderada. Das quatro pacientes que realizaram tratamento da região perioral três (75%) relataram grande melhora, e uma (25%), melhora moderada. A avaliação fotográfica dos profissionais não médicos foi idêntica à percepção das pacientes. Na avaliação do médico para região perioral três (33%) tiveram grande melhora, e seis (67%), melhora moderada; e para região perioral duas melhora moderada, e duas melhora discreta. A recuperação total da pele ocorreu entre 15 e 30 dias, sendo o eritema o sinal mais persistente.

Conclusão:

A técnica mostrou-se boa opção para a melhora das rugas periorais e periorbiculares.
Biblioteca responsable: BR1889.9