Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Gestão na saúde ocupacional: importância da investigação de acidentes e incidentes de trabalho em serviços de saúde / Management in occupational health: importance of accident investigation and work incidents in health services

Lima, Kedma de Magalhães; Canela, Kezla Glaciene dos Santos; Teles, Roxana Braga de Andrade; Melo, Danyella Evans Barros; Belfort, Lucas Rafael Monteiro; Martins, Victor Hugo da Silva.
Rev. bras. med. trab ; 15(3): 276-283, jul.-set. 2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-859430

Contexto:

Para provimento da saúde ocupacional, é necessária a promoção de condições laborais que garantam uma boa qualidade de vida no trabalho, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças por meio da redução das condições de risco.

Objetivo:

Identificar as práticas e principais dificuldades relacionadas à gestão ocupacional em empresas de saúde.

Métodos:

Foi realizada uma revisão de literatura por consulta na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizou-se para a busca dos artigos a associação entre os termos gestão em saúde ocupacional, saúde ocupacional, condições de risco e segurança de trabalho. Selecionaram-se artigos científicos no idioma português, com texto completo disponível, publicados de 2008 a 2016. A análise dos dados ocorreu de forma organizada e crítica.

Resultados:

Foi verificado que o acidente laboral é um problema de saúde social, sendo que o Brasil é o quarto país em número de óbitos relacionados ao trabalho no mundo. Os fatores que contribuem para o comprometimento da saúde do trabalhador são diversos, como os ligados a biotecnologias, a doenças crônicas, e até a novas doenças de várias origens. Atualmente, diversas medidas estão sendo tomadas para melhorar a saúde ocupacional, tais como a NR-32 e a capacitação de novos profissionais de saúde.

Conclusões:

Percebe-se maior preocupação e inovação das empresas com a implantação de medidas preventivas e adoção de capacitações como instrumento para diminuição dos riscos ocupacionais, contribuindo para a redução dos acidentes de trabalho.
Biblioteca responsable: BR1.1