Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Metodologia alternativa para o estudo dos efeitos da radiação infravermelha-A sobre a pele humana / Alternative methodology for the study of infrared-A radiation effects on human skin

Eberlin, Samara; Facchini, Gustavo; Eberlin, Samir; Pinheiro, Ana Lúcia Tabarini Alves; Silva, Michelle Sabrina; Pinheiro, Adriano da Silva; Costa, Adilson.
Surg. cosmet. dermatol. (Impr.) ; 8(2): 115-120, Abr.-Jun. 2016. graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-868254

Introdução:

A radiação infravermelha A (IV-A) causa alterações estruturais na pele, similares àquelas provocadas pela exposição prolongada à radiação ultravioleta. A avaliação de eficácia e segurança para produtos cosméticos concentra-se em ensaios in vitro e clínicos. Uma alternativa promissora é a utilização de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgias plasticas eletivas, para avaliar os reais beneficios os reais benefícios clínicos de um produto aplicado topicamente.

Objetivo:

O objetivo desta investigação foi correlacionar os efeitos da radiação IV-A, em biópsias e em fragmentos de pele ex vivo e cultura de fibroblastos humanos, pela quantificação dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a.

Métodos:

Coleta de biópsias de 15 voluntárias após aplicações de IV-A durante cinco dias consecutivos. Exposição à radiação IV-A de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgia plástica eletiva e cultura de fibroblastos humanos. Mensuração dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a para posterior comparação dos resultados.

Resultados:

Nos três modelos utilizados a radiação IV-A induziu aumento de MMP-1, inibiu a síntese de GADD45a e não alterou os valores de TIMP-1.

Conclusão:

Devido à correlação positiva dos modelos estudados, pode-se sugerir o uso de pele ex vivo como ferramenta plausível e sustentável para suprir diferenças entre conhecimentos gerados a partir de experimentos in vitro e clínico.
Biblioteca responsable: BR1889.9