Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fungal contamination and disinfection of dental chairs, Teresina, Piauí, Brazil / Contaminação de fungos e desinfecção em cadeiras odontologicas, Teresina, Piauí, Brasil

Almondes, António I. V. de; Araújo, Jhonatta O. P. de; Amaral, Larissa Mendes de Sirqueira; Reis, Renandro C; Porto, Jhonatas C. S; Teles, Joao Batista; Monte, Thiago L; Noleto, Iraci de M. S; Santos, Tanit C; Ribeiro, Ivonizete P; Mobin, Mitra.
Acta odontol. latinoam ; 29(3): 225-229, 2016. ilus, tab
Artículo en Inglés | LILACS | ID: biblio-868695
O objetivo deste estudo foi analisar contaminação fúngica em cadeiras odontológicas na clínica de uma Instituição de Educação Superior em TeresinaPI, Brasil, e avaliar a efetividade de diferentes desinfetantes álcool 70% e hipoclorito de sódio 1%. Nós selecionamos os cinco locais com maior contato entre o paciente e a cadeira encosto da cabeça, das costas, dos braços, assento e encosto dos pés. As amostras foram coletadas destes locais das 14 cadeiras e inoculadas em meio de cultura agarSabouraud contendo cloranfenicol. Fungos patogênicos foram isolados de todos os locais de amostragem das cadeiras. As frequências mais altas foram encontradas no encosto dos pés, seguido em ordem decrescente pelo assento, encosto das costas, dos braços e encosto da cabeça. Quatorze espécies de fungos filamentoso foram identificados, pertencente aos gêneros Alternaria, Aspergillus, Cladosporium, Curvularia, Drechslera, Fusarium, Penicillium e Paecillomyces. Após a coleta, sete cadeiras foram desinfe tadas com álcool 70% e sete com hipoclorito de sódio 1%, e as amostras foram colhidas novamente usando o mesmo procedimento. Não foi detectado crescimento fúngico após desinfecção com hipoclorito de sódio, que foi claramente mais efetivo que o álcool, do qual ainda houve crescimento fúngico.Este estudo destaca a necessidade da inclusão no protocolo de biossegurança a limpeza e desinfecção das cadeiras odontológicas com o hipoclorito 1% após cada atendimento, a fim de prevenir infecções cruzadas.
Biblioteca responsable: AR29.1