Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Implantação da residência médica e multiprofissional em saúde da família em um município paulista: percepção de residentes da primeira turma (2014-2016) / Implementation of a multiprofessional residency in family health in a city of São Paulo state: perception of the first residents (2014-2016)

Pinho, Liliane Maria Guimarães de; Garcia, Vera Lúcia; Nogueira-Martins, Maria Cezira Fantini.
Rev. bras. pesqui. saúde ; 19(2): 106-114, abr.-jun. 2017.
Artículo en Español | LILACS | ID: biblio-879158
No Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação de novos modelos assistenciais, como a Estratégia Saúde da Família, vem demandando uma qualificação dos profissionais. Nessa direção, a Residência em Saúde constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizada pela formação em serviço. Assim, no município de Sorocaba/SP, foram implantados Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família.

Objetivo:

Identificar e analisar as percepções da primeira turma de residentes (2014-2016) a respeito de sua experiência nos Programas de Residência em Saúde da Família.

Métodos:

Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, com a técnica do grupo focal. Foram formados grupos com residentes de Enfermagem, Medicina e Odontologia. O material foi analisado segundo os princípios da análise temática.

Resultados:

Foram obtidas quatro categorias a) as várias mudanças de 2014; b) a preceptoria e a tutoria; c) a estruturação do programa; d) a percepção do aprendizado ao final da residência. Os residentes consideraram que a experiência vivida foi interessante e proveitosa. Vários dos pontos críticos apontados por eles são semelhantes às experiências de implantação de residência em Saúde da Família de outros municípios.

Conclusão:

O estudo aponta um caminho possível para a formação dos profissionais de saúde para o SUS, especialmente para sua principal estratégia de organização da Atenção Básica, que é a Estratégia de Saúde da Família.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1