Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Impacto da estimulação cerebral profunda na qualidade de vida e humor em pacientes com doença de Parkinson / Impact of deep brain stimulation on quality of life and mood in patients with Parkinson's disease

Alves , Gabriel Kledeglau Jahchan; Barcelos, Lorena Broseghini; Borges, Vanderci; Centeno, Ricardo Silva; Ferraz, Henrique Ballalai; Marinho, Murilo Martinez.
Rev. bras. neurol ; 54(1): 5-9, jan.-mar. 2018. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-882136
A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa deri¬vada de uma redução da produção de dopamina. O seu tratamento é basicamente por medidas farmacológicas. No entanto, nos está¬dios avançados da doença, especialmente devido às flutuações do motor, o tratamento farmacológico por si só não é completamente bem-sucedido. Assim, surge a possibilidade de benefícios ao pacien¬te pela técnica de estimulação cerebral profunda (DBS). O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do DBS palidal ou subtalâmica sobre a qualidade de vida desses pacientes (QoL). Para tanto, em¬pregaram-se duas escalas, comparando os resultados pré e pós-ope¬ratórios o Inventário de Depressão de Beck - BDI (avalia o aspecto emocional dos pacientes) e o PDQ-39 (avalia os aspectos motores e as relações sociais). Podemos observar que a avaliação do BDI apon¬tou para uma melhora média de 9,5% e os escores do PDQ-39 me¬lhoraram 10,28%. Há evidências que pacientes submetidos à técnica de DBS subalâmicos ou paliativos mostraram uma QoL de melhoria importante, assim, o DBS surge como um adjuvante na luta contra a doença de Parkinson. (AU)
Biblioteca responsable: BR772
Ubicación: BR14.1