Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Promoção da saúde escolar: uma análise de indicadores de saúde do segundo ciclo da rede municipal de Niterói / School health promotion: an analysis of health indicators of the second cycle of the Niterói municipal network

Julio, Hilbert da Silva.
Niterói; s.n; 2017. 150 p.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-883331

Introdução:

Promoção da saúde são propostas de atuação dentro de um determinado local com objetivo de empoderar e melhorar a qualidade de vida, caso necessário. Para melhor intervir, a avaliação se torna uma ferramenta importante para se descrever e reconhecer problemas desse local. Com isso, reconhecer como as atividades físicas relacionadas à saúde (AFRS) e perfil somatotípico está disposto na população é uma forma de compreender o estado de saúde dos indivíduos.

Objetivo:

Descrever o perfil antropométrico, nível de atividade física, aptidões físicas relacionadas a saúde e qualidade de vida dos escolares do segundo ciclo da rede municipal de Niterói.

Metodologia:

Assim foram avaliados 651 escolares de 38 escolas do segundo ciclo da rede municipal de Niterói, durante o mês de abril de 2016. Foram analisadas variáveis antropométricas, correspondentes a índice de massa corpóreo (IMC), Body Shape Index (BSI) e percentual de gordura corporal (%GC); para os níveis de AFRS foram utilizados alguns testes do projeto esporte Brasil (PROESP-BR) ; para identificar nível de qualidade de vida foi utilizado o questionário KIDSCREEN-52 e nível de atividade Física através do PAQC; para reconhecer a diferença biológica e cronológica dos escolares foi utilizado o nível de maturação de Tanner como ferramenta para classificar os escolares. Todos os dados foram tabulados e após reconhecimento da normalidade o tratamento estatístico Mann-Whitney e Kruskall Wallis para comparação entre os grupos e Spearman e Pearson para comparação.

Resultados:

Referente ao IMC, temos para população masculina 63,58% nível eutrófico ,30,86% apresentou taxas de sobrepeso e obesidade e 5,56% com baixa massa corporal (MC). Para a população feminina 59,26% nível eutrófico, 35,19% de sobrepeso e obesidade e 4,63% com baixa MC. Os testes masculinos apresentaram potência muscular de membros superiores (MMSS) 50,15% fracos e membros inferiores (MMII) 71,32% também fracos, Resistencia muscular localizada (RML) 70% apresentou valores bons, para Flexibilidade 62,65% valores bons, já o teste cardiorrespiratório teve um total de 84,74% fracos. Para as mulheres Potência muscular MMSS e MMII foram47,98% e 76,80% fracos, RML 69,18% considerado saudável, 84,16% tiveram um desempenho bom no teste de flexibilidade, contudo 80,20% foram consideradas fracas no teste cardiorrespiratório
Biblioteca responsable: BR1342.1
Ubicación: BR 1342.1; D 614, J94