Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Reabilitação pulmonar em indivíduos com fibrose pulmonar idiopática: qual a evidência? / Pulmonary rehabilitation in individuals with idiopathic pulmonary fibrosis: what is the evidence?

Cortêz, Pablo Costa; Gonçalves, Roberta Lins; Mendonça, Ayrles Silva Gonçalves Barbosa; Pantoja, Rosiney de Souza; Leon, Elisa Brosina de; Sanchez, Fernanda Figueirôa.
Fisioter. Bras ; 18(1)2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-884258

Introdução:

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma pneumonia intersticial idiopática crônica, progressiva, sem cura, com morte entre 3 meses a 4 anos após o diagnóstico. A qualidade de vida (QV) dos indivíduos com FPI é baixa, com muitos sintomas respiratórios. Têm-se demonstrado que a melhora da QV e dos sintomas pode ocorrer com a reabilitação pulmonar (RP). Contudo, existem poucos estudos nacionais sobre o assunto sendo esta conduta pouca realizada no Brasil.

Objetivos:

Investigar evidências científicas sobre a RP em indivíduos com FPI.

Métodos:

Revisão sistemática de estudos secundários diretrizes, guidelines e revisões sistemáticas, em inglês e português, publicados entre 2000 e 2016 nas bases de dados BVS, Cochrane Library, PEDro, PubMed, Scielo Org. Os descritores e seus correlatos foram identificados no Medical Subject Headings e nos Descritores em Ciências da Saúde. A questão PICO foi P indivíduo com FPI, I reabilitação pulmonar, O tempo livre de piora, dispneia, distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos, saturação periférica de oxigênio (SpO2), QV, capacidade vital forçada (CVF) e sobrevida. A qualidade metodológica foi avaliada através do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e do Revised Assessment of Multiple Systematic Reviews (R-AMSTAR). O grau de recomendação e a sugestão da prática foram baseados no United States Preventive Services Task Force (USPSTF).

Resultados:

Seis artigos foram incluídos com boa qualidade metodológica. A RP foi recomendada para a maioria dos indivíduos com FPI ­ grau de recomendação B.

Conclusão:

A RP foi capaz de melhorar positivamente a maioria dos desfechos analisados, devendo ser incluída no rol de condutas terapêuticas para indivíduos com FPI que desejarem realiza-la. (AU)
Biblioteca responsable: BR1561.1