Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Comparação da resposta imunológica à toxina botulínica tipo A na pele antes e após o tratamento da hiperidrose axilar / A comparison of the immunological response to botulinum toxin type A in skin before and after axillary hyperhidrosis treatment

Tamura, Bhertha Miyuki; Cucé, Luis Carlos.
Surg. cosmet. dermatol. (Impr.) ; 1(4): 151-157, Out.-Dez. 2009. ilus., tab.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-884274

Introdução:

relatos de casos publicados e não publicados sobre rash cutâneo, erupções acneiformes e desenvolvimento de Herpes simples em pacientes injetados com toxina botulínica para tratamento de rugas faciais e hiperidrose. Foi realizada uma pesquisa para determinar se há alteração imunológica na pele de pacientes tratados pela primeira vez com esta toxina.

Métodos:

Foi avaliada a resposta imunológica à toxina tipo A na pele de 15 pacientes com hiperidrose axilar antes e após sua aplicação. Os seguintes marcadores imuno-histoquímicos foram utilizados para defi nir o perfi l imunológico local antes e depois da aplicação de toxina botulínica CD4+, CD8+, CD1a, CD25, anti-TNF-α, HLA-DR, ICAM-1, anti-IFN-γ e anti-IL-4. Resultados e discussão Realizou-se análise estatística descritiva de cada marcador, e os dados obtidos foram avaliados pelo teste dos sinais de Wilcoxon. Conclui-se que não houve alteração na pele após o tratamento da hiperidrose com toxina botulínica A quando comparados os marcadores.
Biblioteca responsable: BR1889.9