Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Adaptação transcultural e validação da escala de gravidade de prurido em crianças e adolescentes com dermatite atópica / Cross-cultural adaptation and validation of the itching severity scale in children and adolescents with atopic dermatitis

Bruscky, Dayanne Mota Veloso; Melo, Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca; Sarinho, Emanuel Sávio Cavalcanti.
Rev. paul. pediatr ; 35(3): 244-251, jul.-set. 2017. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-902850
RESUMO

Objetivo:

Realizar tradução, adaptação e validação da Itch Severity Scale (ISS-Ped) para medir a gravidade de prurido em crianças e adolescentes com dermatite atópica.

Métodos:

Estudo metodológico de validação de instrumento, seguindo protocolos recomendados. Após a definição da versão traduzida, com participação de um profissional com experiência em validação de instrumentos, três professores de inglês, um professor de linguística e sete alergologistas, a Escala de Gravidade de Prurido (ISS-Ped) foi aplicada a 42 responsáveis por pacientes entre 2 e 18 anos de idade com dermatite atópica e a 42 responsáveis por indivíduos sem doença cutânea pruriginosa da mesma faixa etária. Resultados da escala foram comparados com a gravidade da dermatite atópica e o controle da doença, e entre os dois grupos.

Resultados:

A clareza das questões foi maior que 90%. A ISS-Ped mostrou forte correlação positiva com a gravidade da dermatite atópica (Pearson 0,74; p<0,001) e boa correlação com o controle da doença (coeficiente de correlação ponto bisserial 0,65; p<0,001), além de ótima consistência interna (α de Cronbach 0,96) e adequada reprodutibilidade pela concordância do teste e reteste (coeficiente de correlação intraclasse variando de 0,89 a 0,99 com IC95% e p<0,001).

Conclusões:

A ISS-Ped apresentou-se viável, válida e confiável, sendo atingida equivalência satisfatória. A escala traduzida mostrou-se adequada para avaliar a gravidade do prurido em crianças e adolescentes com dermatite atópica, permitindo comparações na prática clínica e entre pesquisas de diferentes centros.
Biblioteca responsable: BR1.1