Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência do risco da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono na população adulta de uma capital brasileira

de Moura, Walter Leal; de Moura, Carolina Soares; Silva, Thalisson Saymo de Oliveira; Sipaúba, Graciela Maria Oliveira; de Moura, Mariá Soares Leal; Martins, Gregório Antonio Soares.
RFO UPF ; 22(3): 303-308, 10/06/2018.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-904981

Objetivo:

estimar a prevalência de alto risco da Síndromeda Apneia Obstrutiva do Sono e fatores associados,em adultos de uma capital do nordeste brasileiro. Materiaise

Método:

trata-se de um estudo observacional,transversal, que utilizou como instrumento de aferiçãoo Questionário de Berlim para uma amostra probabilísticacomposta por 574 indivíduos acima de 30 anos,residentes em Teresina, Piauí, Brasil. Com base nasrespostas do questionário, os indivíduos foram classificadosem alto e baixo risco para a Síndrome da ApneiaObstrutiva do Sono. Dados demográficos comoidade, gênero, peso e altura foram também obtidos.Teste Qui-Quadrado de Pearson e de regressão logística,com nível de significância de 5%, foram utilizadospara análise estatística.

Resultados:

observou-se prevalênciade alto risco da Síndrome da Apneia Obstrutivado Sono de 29,1%. Roncar, parar de respirar enquantoestá dormindo, acordar cansado, ficar cansado em seutempo desperto, Índice de Massa Corporal ≥ 30 kg/m2e hipertensão arterial são fatores significativos para ApneiaObstrutiva do Sono.

Conclusão:

o alto risco paraa Síndrome daApneia Obstrutiva do Sonofoi expressivoem indivíduos adultos de Teresina ­ Piauí, sendo associadosignificativamente com os itens do questionáriode Berlim.
Biblioteca responsable: BR1539.9