Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeitos da intervenção motora com tarefa dupla na cognição e presença de depressão em idosos residentes em instituição de longa permanência / Effects of motor intervention with dual task in cognition and the presence of depression in elderly living in long-stay institutions

Sartóri, Rafaela; Souza, Carolina Medeiros de; Dias, Fabiano Moura; Vidal, Alessandra Paiva de Castro; Dias, Fernanda Moura Vargas; Dias, Fernanda Moura Vargas.
Fisioter. Bras ; 18(4): f:392-I:400, 2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-906360

Introdução:

Existe uma escassez de programas sociais e de saúde voltados para a manutenção do idoso dependente, o que leva ao aumento do número de idosos institucionalizados e a um quadro precoce de demência e/ou depressão.

Objetivo:

Avaliar os efeitos da intervenção motora com tarefa dupla na cognição e presença de depressão nos idosos deste estudo e a aplicabilidade dos instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Avaliação Cognitiva Montreal (MoCA) na detecção de alterações cognitivas. Material e

métodos:

Foi realizado um estudo experimental com 33 idosos 14 idosos realizaram os exercícios com tarefa dupla por 5 semanas e foram chamados grupo intervenção (GI); 19 idosos não participaram da intervenção e foram chamados grupo controle (GC). Os grupos foram avaliados pelo MEEM, MoCA e Escala de Depressão Geriátrica (EDG).

Resultados:

Não houve diferença significante na função cognitiva dos idosos após a intervenção em nenhum dos dois grupos estudados. O GC apresentou na EDG escore acima de 5, indicando depressão. Foi constatada uma forte correlação entre a MoCA e o MEEM.

Conclusão:

A intervenção fisioterapêutica com tarefa dupla, durante 5 semanas, não foi suficiente para melhora cognitiva. O fato da presença de depressão no GC pode estar relacionada ao nível de atividade e socialização desse idoso. O MoCa mostrou-se um instrumento capaz de detectar comprometimento cognitivo leve, enquanto o MEEM foi um instrumento de mais fácil aplicação. (AU)
Biblioteca responsable: BR1561.1