Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vítimas de causas externas alcoolizadas atendidas em serviço de urgência e emergência: estudo seccional / Victims of alcohol-related external causes treated in urgency and emergency medical services: a cross-sectional study

Aguiar, Cosma Rosário Glória Santos; Jomar, Rafael Tavares; Abreu, Ângela Maria Mendes; Barroso, Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade.
Rev. eletrônica enferm ; 19: 1-9, Jan.Dez.2017. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-912211
Estudo seccional que objetivou caracterizar o atendimento e o perfil de vítimas de causas externas alcoolizadas no principal serviço de urgência e emergência de São Tomé e Príncipe. Para tanto, todas as 672 vítimas atendidas entre abril de 2014 e abril de 2015 que estavam sob efeito do álcool tiveram seus prontuários avaliados. A maioria delas era jovem (56,8%), do sexo masculino (76,5%), cujos atendimentos foram realizados majoritariamente no período noturno (38,8%) dos finais de semana (75,1%) e resultaram em alta hospitalar (62,9%). Quanto ao tipo de causa externa, as agressões foram aquelas que demandaram mais atendimentos (40,0%), seguidas pelos acidentes de trabalho ou de trajeto (30,5%) e dos acidentes de trânsito (29,1%). Os resultados deste estudo pioneiro em São Tomé e Príncipe apontam as causas externas, especialmente as agressões, como um grave problema de saúde pública no país que demanda muitos atendimentos hospitalares.
Biblioteca responsable: BR1854.9