Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo descritivo dos atendimentos ao trauma de vítimas com ferimentos por projéteis de arma de fogo / A descriptive study of the reported cases of victims with firearm injuries in the city of São Paulo

Rodrigues, Cintia Leci; Hette, Adriana Natucci; Alves, Cyntia Maria de Freitas; Armond, Jane de Eston; Górios, Carlos; Pandolfi, Marcela Maria; Pereira, Rodrigo Guilherme Varotti.
ACM arq. catarin. med ; 47(2): 194-203, abr. - jun. 2018.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-913533

Introdução:

Os ferimentos por arma de fogo, assim como os homicídios no Brasil representam uma questão nacional de saúde pública. O estudo dos efeitos diretos e indiretos das dinâmicas da violência sobre o setor saúde provocou o crescente interesse de especialistas, seja pelas consequências da violência para a saúde das populações mais gravemente afetadas, seja pelo impacto sobre o processo de trabalho dos serviços de saúde.

Objetivo:

descrever o perfil das vítimas e das agressões por projétil de arma de fogo, ocorridos na cidade de São Paulo.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, que teve como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância de Violência e Acidentes da cidade de São Paulo (SIVVA), na seleção das notificações, incluíram-se aquelas relativas à agressões por terceiros contra homens e mulheres, no período de janeiro a dezembro de 2014 na cidade de São Paulo.

Resultados:

Durante o ano de 2014 foram notificados 555 casos de vítimas por ferimento por arma de fogo na cidade de São Paulo. O perfil das vítimas com ferimentos causados por PAF predominaram indivíduos do sexo masculino (83,8%), entre 15 e 29 anos de idade (54,6%).

Conclusão:

As armas de fogo têm grande importância epidemiológica, constituindo-se instrumentos largamente utilizados para a prática da violência, um ônus significativo para a população. Diminuir sua morbimortalidade é um dos principais desafios para a saúde pública.
Biblioteca responsable: BRI966