Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito da adubação verde e época de semeadura de cultivares de feijão, sob sistema plantio direto, em região de cerrado / Effect of green manure and time of sowing of bean cultivars under direct planting system in the region of savannah

Souza, Lilian Christian Domingues de; Sá, Marco Eustáquio de; Silva, Mariana Pina da; Abrantes, Fabiana LIma; Simidu, Helena Masumi; Arruda, Natália; Valério Filho, Walter Veriano.
Biosci. j. (Online) ; 28(5): 699-708, sept./oct 2012. graf, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-914311
Culturas de cobertura são utilizadas com a finalidade de manter palha sobre o solo, com o intuito de melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos cultivados e melhorar a sustentabilidade da produtividade de grãos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de plantas de cobertura e épocas de semeadura no outono/inverno sobre os componentes de produtividade de três cultivares de feijão, em semeadura direta em condições de cerrado. O trabalho foi conduzido na Fazenda de Ensino Pesquisa da Faculdade de Engenharia-UNESP- Câmpus de Ilha Solteira, situada no município de Selvíria-MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados e os tratamentos foram dispostos em faixas em esquema fatorial 5x2x3, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por plantas de cobertura (milheto, feijão-de-porco, crotalária, mucuna-cinza e pousio), duas épocas de semeadura (abril e maio) e cultivares de feijão (Pérola, IAC Tunã e Carioca Precoce) em dois anos de experimento (2007/08 e 2008/09). Foram avaliados estande final de plantas, número médio de vagens por planta, número médio de sementes por vagem, massa de 100 sementes e produtividade de sementes. As plantas de cobertura crotalária e milheto apresentaram maior quantidade de biomassa fresca nos dois anos de cultivo, sendo recomendadas para a nossa região. A produtividade das sementes variou em função do ano de cultivo, porém a cultivar IAC Tunã se mostrou mais estável para as variáveis analisadas.
Biblioteca responsable: BR396.4