Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações / Effect of management and levels of sewage sludge on soil fertility after three applications

Lobo, Thomaz Figueiredo; Grassi Filho, Helio; Bull, Leonardo Theodoro; Moreira, Lais Lorena Queiroz; Martins, Roberto L.
Biosci. j. (Online) ; 29(2): 288-296, mar./apr. 2013. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-914389
O uso agrícola do lodo de esgoto como adubo orgânico é considerado hoje como alternativa promissora de disposição final deste resíduo. Além de evitar possíveis problemas ambientais, a sua utilização pode diminuir a adubação mineral e fornecer matéria orgânica ao solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros de fertilidade do solo em diferentes manejos e doses de lodo de esgoto após a terceira aplicação deste resíduo. O experimento foi conduzido no município de São Manuel ­ SP, com o cultivo de dois ciclos consecutivos de girassol, seguidos de trigo e triticale sem aplicação do resíduo e no ano seguinte com aplicação do lodo de esgoto e cultivo de aveia preta. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, constituídos por 6 tratamentos e 5 repetições assim definidos T0 ­ sem adubação nitrogenada; T1 ­ adubação química nitrogenada de acordo com a necessidade da cultura; T2 ­ 50% do N proveniente do lodo de esgoto e 50% na forma mineral; T3 ­ 100% do N proveniente do lodo de esgoto; T4 ­ 150% do N proveniente do lodo de esgoto; T5 ­ 200% do N proveniente do lodo de esgoto. Amostras de solo foram coletadas no término do ensaio da aveia. Houve incremento dos níveis de P, H+Al, MO e CTC, B, Cu, Fe, Mn, Zn em função do aumento da dose de lodo de esgoto. Para o pH e o V% houve um decréscimo nos valores no solo proporcional ao aumento da dose de lodo até a dose de 24 e 22 t ha-1, respectivamente e depois aumento nos valores de pH e V%.
Biblioteca responsable: BR396.4