Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática / Process of Accreditation of Health Promoting Schools worldwide: A Systematic Review

Silva, Meirele Rodrigues Inácio da; Almeida, Alinne Paula de; Machado, Juliana Costa; Silva, Luciana Saraiva da; Cardoso, Juliana Aparecida Fialho; Costa, Glauce Dias da; Cotta, Rosângela Minardi Mitre.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 24(2): 475-486, Feb. 2019. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-984199
Resumo O objetivo deste artigo é analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Realizou-se uma revisão sistemática conduzida a partir das recomendações propostas no guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) dos artigos que avaliaram as EPSs nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline, PubMed e Portal Capes. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos estudos analisados não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos "Processo de Planejamento" e "Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas". As escolas citadas nestes estudos apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificou-se como principais desafios enfrentados para a implantação, o desenvolvimento e a continuidade das EPS, a intersetorialidade e a insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados. As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. Sugere-se ainda a inclusão do tema promoção de saúde nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde.
Biblioteca responsable: BR1.1