Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Determinação do biótipo periodontal através da análise de fotografias intra-orais / Determination of periodontal biotype through analysis of intra-oral photographs

Araújo, Lidya Nara Marques de; Borges, Samuel Batista; Medeiros, Isadora; Amorim, Ana Carolina de Melo; Barbosa, Carolina Valcacio; Gurgel, Bruno César de Vasconcelos.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 47(5): 282-290, Sept.-Oct. 2018. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-985719

Objetivo:

Caracterizar os Biótipos Periodontais (BP) por meio de fotografias, além de verificar a concordância com o método clínico de determinação, bem como com diferentes profissionais em Odontologia. Material e

método:

A avaliação clínica intra-bucal de 34 pacientes (n=34) e verificação de fotografias padronizadas foram realizadas para caracterização dicotômica do BP em fino e espesso. A avaliação subjetiva, por meio da fotografia, foi comparada ao método clínico da transparência à sondagem. A determinação do BP por meio de fotografias foi realizada através da aplicação de um questionário contendo três categorias (fino, espesso e intermediário), direcionadas a 90 cirurgiões-dentistas divididos igualmente em três grupos clínicos gerais, periodontistas e protesistas. A concordância em ambas as comparações foi avaliada por meio do Teste Kappa, além dos testes de sensibilidade e especificidade.

Resultado:

Na comparação entre o método clínico e o fotográfico, não houve concordância (K = 0,264, p = 0,113). Na comparação entre os grupos dos profissionais, foi encontrada uma baixa concordância (kappa = 0,160; p<0,05) entre os periodontistas e protesisas, bem como entre protesistas e clínicos gerais (kappa = 0,110; p = 0,142). Houve maior concordância, ainda que fraca, entre periodontistas e clínicos gerais (kappa = 0,291; p = 0,00). O questionário obteve um valor de sensibilidade e especificidade maior para o diagnóstico do BP espesso.

Conclusão:

A avaliação clínica do paciente por meio dos parâmetros clínicos ainda é necessária para caracterizar o BP, visto que a determinação usando-se análise visual por meio do fotografia, independentemente da especialidade, não foi efetiva, embora o BP espesso tenha sido o mais facilmente identificado.
Biblioteca responsable: BR39.2