Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Detecção do complexo Mycobacterium tuberculosis por nested polymerase chain reaction em espécimes pulmonares e extrapulmonares* / Detection of Mycobacterium tuberculosis complex by nested polymerase chain reaction in pulmonary and extrapulmonary specimens

Furini, Adriana Antônia da Cruz; Pedro, Heloisa da Silveira Paro; Rodrigues, Jean Francisco; Montenegro, Lilian Maria Lapa; Machado, Ricardo Luiz Dantas; Franco, Célia; Schindler, Haiana Charifker; Batista, Ida Maria Foschiani Dias; Rossit, Andrea Regina Baptista.
J. bras. pneumol ; 39(6): 711-718, 2013. tab
Artículo en Portugués | BVSDIP, FIOCRUZ | ID: dip-3514

Objetivo:

Comparar o desempenho da técnica nested polymerase chain reaction (NPCR) com aquele de culturas na detecção do complexo Mycobacterium tuberculosis em espécimes pulmonares e extrapulmonares.

Métodos:

Analisamos 20 e 78 espécimes pulmonares e extrapulmonares, respectivamente, de 67 pacientes hospitalizados com suspeita de tuberculose. Um sistema automatizado foi utilizado na identificação de culturas de Mycobacterium spp., e M. tuberculosis IS6110 foi utilizada como sequência alvo na NPCR. A estatística kappa foi utilizada para verificar a concordância entre os resultados.

Resultados:

Entre os 67 pacientes, 6 e 5, respectivamente foram diagnosticados com tuberculose pulmonar e extrapulmonar, e a NPCR foi positiva em todos os casos. Entre os 98 espécimes clínicos, a baciloscopia, cultura e NPCR foram positivas em 6,00 por cento, 8,16 por cento e 13,26 por cento, respectivamente. Comparando-se os resultados da NPCR com aqueles da cultura (padrão ouro) nos espécimes pulmonares, a sensibilidade e a especificidade foram 100 por cento e 83 por cento, respectivamente, enquanto essas nos espécimes extrapulmonares foram 83 por cento e 96 por cento respectivamente, com boa concordância entre os testes (kappa, 0,50 e 0,6867, respectivamente).

Conclusões:

Embora a NPCR tenha se mostrado uma ferramenta muito útil na detecção do complexo M. tuberculosis, No entanto, os resultados positivos da NPCR devem ser associados à clínica, dados clínicos, epidemiológicos e outros dados laboratoriais devem também ser considerados no diagnóstico e tratamento da tuberculose pulmonar e extrapulmonar. (AU)
Biblioteca responsable: BR275.1
Ubicación: BR275.1 / PCIEC2013