Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Caracterização molecular do vírus da hepatite B em população autóctone e população endógena do Município de Lábrea, na Amazônia ocidental brasileira / Molecular characterization of the hepatitis B virus in autochthonous and endogenous populations in the western brazilian Amazon

Dias, Ádila Liliane Barros; Oliveira, Cintia Mara da Costa; Castilho, Márcia da Costa; Silva, Maria do Socorro Pontes da; Braga, Wornei Silva Miranda.
Artículo en Inglés | Fiocruz-SI | ID: fsi-5902

Introdução:

A infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) é um importante problema de saúde pública no mundo. O VHB é classificado em oito genótipos diferentes, A-H, com distinta distribuição geográfica. No Brasil, os genótipos mais frequentes são o A, D e F.

Métodos:

Objetivo deste estudo foi caracterizar os genótipos do VHB, em região endêmica de infecção pelos vírus da hepatite B e hepatite D (VHD), na Amazônia Ocidental Brasileira. Foram analisadas 86 amostras sororreativas para o HBsAg de indivíduos indígenas e não-indígenas, obtidas de inquéritos sorológicos realizados no município de Lábrea, Estado do Amazonas.

Resultados:

Das 86 amostras sororreativas, 39 foram VHB-DNA positivas pela semi-nested PCR. Os genótipos foram estabelecidos pelo sequenciamento da região do gene S amplificado. Foram obtidas 20 sequências, classificadas em três genótipos A, D e F; sendo o genótipo A o mais frequente (60%), seguido do D (35%) e F (5%).

Conclusões:

O perfil de distribuição dos genótipos encontrados do VHB reflete o padrão de ocupação histórica da região.