Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estado nutricional e tempo de jejum em pacientes submetidos a cirurgias colorretais eletivas / Nutritional status and fast time in elective colorectal surgery

Bazzi, Nicole Bento; Leal, Viviam; Lira Júnior, Humberto Fenner; Santos, José Mauro; Ferreira, Marilyn Gonçalves; Zeni, Lúcia Andréia Zanette Ramos.
Nutr. clín. diet. hosp ; 36(2): 103-110, 2016. tab
Artículo en Portugués | IBECS (España) | ID: ibc-153512

Introdução:

O estado nutricional é um dos fatores independentes mais importantes nos resultados pósoperatórios em cirurgias eletivas.

Objetivos:

Avaliar o estado nutricional pré-operatório e o tempo de jejum pós-operatório em pacientes submetidos à cirurgias colorretais eletivas.

Métodos:

Estudo transversal, com avaliação de pacientes submetidos às cirurgias colorretais eletivas. Realizou-se avaliação do risco nutricional através da Nutritional Risk Screening 2002 (NRS) e a avaliação do estado nutricional através da Avaliação Subjetiva Global (ASG), parâmetros antropométricos, exames bioquímicos, avaliação da força do aperto de mão e o período de jejum pós-operatório.

Resultados:

Foram avaliados 30 pacientes admitidos no serviço de coloproctologia do HU/UFSC, com média de idade de 51,13±2,88 anos, sendo a maioria do sexo masculino (56,8%) e com o diagnóstico de doença maligna (56,6%). Segundo a NRS 50% dos pacientes encontravam-se em risco nutricional e pela ASG 30% foram classificados como moderadamente desnutridos. Ao avaliar a associação entre o diagnóstico clínico de malignidade da doença colorretal e a avaliação do estado nutricionalcom os demais parâmetros antropométricos, foi estatisticamente significativa para a perda de peso. O tempo de jejum pós-operató- rio foi de 3,2 ±0,31 dias.

Conclusão:

A amostra apresentou desnutrição especialmente nos pacientes com doença maligna. A perda de peso pode ser considerada um importante parâmetro nutricional nos pacientes com doença maligna e na ocorrência de complicações pós-operatórias. O tempo de jejum no pós-operatório foi maior que vinte e quatro horas (AU)
Biblioteca responsable: ES1.1
Ubicación: BNCS